sábado, 12 de abril de 2014

Acupuntura no Tratamento da Epilepsia

Na MTC relaciona-se o que se vê na natureza com os sinais clínicos. Desta forma, um animal convulsionando parece muito com o efeito do vento em uma árvore, daí relacionar a convulsão com o vento, porém as convulsões epilépticas são muito mais complexas e necessitam de exame e diagnóstico mais apurados. As causas dessas alterações são classificadas em:
- Deficiência de sangue no fígado
- Deficiência de yin do rim e do fígado
- Fleuma obstruindo a mente (geralmente em casos de tumores)
O tratamento básico consiste em retirar o vento, desobstruir a mente e tonificar o yin. Convém lembrar que mesmo em casos em que os resultados são muito bons, com redução e até retirada dos fármacos usados para o controle das convulsões, deve-se informar o proprietário da possibilidade de recidivas. O objetivo é manter uma mínima dosagem de fármacos durante o maior tempo possível, mantendo-se o animal sem muitas alterações clínicas e evitando principalmente os efeitos tóxicos dos anticonvulsivantes.
(Fonte: LOBO JUNIOR, 2012)

Caso Catarina

Catarina é uma gata de aproximadamente 5 anos. Foi encontrada ainda filhote, atropelada e com edema no crânio. Ficou internada vários dias até que recebeu alta e passou a viver com a pessoa que a resgatou. Catarina é uma gata calma e tem uma vida normal, mas o acidente deixou uma sequela permanente: crises convulsivas frequentes. Devido a isso, passou a tomar um anti-convulsivante prescrito pelo veterinário diariamente, porém tem crises esporádicas mesmo tomando o medicamento na dosagem recomendada. Para o tratamento holístico dela foi utilizada acupuntura semanal e homeopatia. Após 3 meses de tratamento, a proprietária relatou cessação das crises convulsivas e atualmente a gatinha não faz mais uso de medicação alopática.
Catarina durante uma sessão de acupuntura

Um comentário:

  1. Minha Catarina tinha muitos ataques epilépticos e com as sessões de acupuntura da Dra Diana ela melhorar consideravelmente, pois nao toma mais Gardenal ficou apenas com algumas gotas da homeopatia e ta com quase 3 meses sem o medicamento que nao teve convulsões. Parabéns Diana pelo excelente trabalho! Muito bom ver a Catie saltitando por ai, brincando, ativa. Ate pregar pesas nos outros gatos ela faz!

    ResponderExcluir